Relação entre o Ômega-3 e benefícios em cardíacos

Comer uma dieta equilibrada significa misturar sua fonte de proteína, o que traz muitos benefícios à saúde. Mas com que frequência você adiciona peixes na rotação do menu?

Além de ser rico em gorduras saudáveis, vitamina B e potássio, aqui está outra razão para adicioná-lo à sua dieta – pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Outra dica pra diminuir a inflamação no corpo, toxinas e gorduras desnecessárias é usar detox caps.

Em um estudo recente publicado na Atherosclerosis, os pesquisadores analisaram o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), dois tipos de ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes e crustáceos.

Anteriormente, constatou-se que tanto o EPA quanto o DHA diminuem o risco de doenças cardíacas ao reduzir a inflamação.

Este é o primeiro estudo a comparar o efeito do DHA e do EPA na capacidade dos glóbulos brancos de desligar a inflamação e promover a cura, Stefania Lamon-Fava, MD, Ph.D., cientista da Equipe de Nutrição Cardiovascular do Jean Mayer O Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do USDA sobre Envelhecimento da Tufts University , disse ao Runner’s World .

Durante o ensaio de 34 semanas, um pequeno grupo de pessoas consumiu primeiro 3 gramas de óleo de girassol diariamente (que não contém ômega-3) para uma comparação de linha de base.

Em seguida, os participantes receberam suplementos de óleo de peixe contendo EPA ou DHA duas vezes ao dia, que tomaram por 10 semanas, com um período de 10 semanas entre as quais não tomaram o suplemento.

Os suplementos de EPA e DHA foram preparados por uma empresa especializada na preparação de óleo de peixe, utilizando sardinhas de fazendas de peixes da costa do Pacífico.

Os resultados mostraram que aqueles que tomaram suplementos que continham ômega-3 tiveram menor inflamação, mas com resultados ligeiramente diferentes.

Tanto o EPA quanto o DHA reduzem a produção de proteínas pró-inflamatórias por meio dos leucócitos circulantes, sendo o DHA mais eficaz nesse aspecto do que o EPA.

No entanto, o EPA, mas não o DHA, foi encontrado para ativar proteínas e células que estão envolvidas no processo de cura. Portanto, o equilíbrio entre antiinflamação e cura é melhor alcançado com EPA do que com DHA, disse Lamon-Fava.

Atualmente, a American Heart Association (AHA) e as Dietary Guidelines for Americans sugerem duas refeições de peixe (4 onças por porção) por semana.

No entanto, este estudo foi conduzido com doses maiores do que o que pode ser alcançado por duas refeições de peixe por semana, então, para ver os resultados, a suplementação pode ser necessária, disse Lamon-Fava.

“A inflamação é a causa raiz de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares”, disse Lamon-Fava.

Ao reduzir a inflamação, neste caso por meio dos ômega-3 nos suplementos de óleo de peixe, a progressão da doença cardiovascular pode ser retardada e, em alguns casos, revertida.

Resumo

Não há recomendação definida para a quantidade de EPA ou DHA que você deve tomar por dia, de acordo com o National Institute of Health, mas é recomendado que os homens consumam 1,6 gramas e as mulheres 1,1 gramas de ômega-3 diariamente.

Embora você possa obter esses benefícios se sua dieta atender às recomendações semanais de ingestão de peixe estabelecidas pela AHA, muitos corredores podem achar que falta dieta.

Portanto, você pode querer considerar falar com seu médico sobre a suplementação de sua ingestão de ômega-3 com óleo de peixe para melhorar a saúde do coração.

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